terça-feira, 11 de maio de 2010

JESUS MEMBRO DE NOSSAS IGREJAS HOJE? (2)

Dando continuidade ao assunto anterior, quando paro para pensar sobre os dias atuais,  sobre o molde de cristianismo vivido, vejo a distância absurda dos primeiros cristãos, nas suas comunidades após o impacto da ressurreição, de um Cristo não segundo as conveniências, mas que mudou toda estrutura de um sistema religioso operante e dominador. E a meu ver é fato – que a própria Igreja Cristã, que emerge no cenário histórico, já não é mais o projeto de vida e modelo de “Ekklesia” que Jesus tinha em mente, quando disse “Eu edificarei a minha Igreja”.  hoje estão edificando a sua igreja e não deixando Jesus edificá-la.


Para Jesus, Aquele Jesus, o do Evangelho, o Templo (não somente as quatro paredes) é o entendimento da participação em seu Corpo, que faz de nós também “santuários vivos”, e onde “duas ou três pessoas estiverem reunidas em seu nome” (e seu nome aqui não é como pretexto para se dar bem) ai é “ekklésia”.

A consciência surgida por essa visão gerou nos primeiros discípulos, uma comunhão, fraternidade com tanta intensidade em grau de solidariedade, que a expressão usada era: “Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua, nem uma das cousas que possuía; tudo porém lhes era comum”. (Atos 4:32).

O que? Coisas em comum? Só se for o carro importado, contas no banco gordas, e assuntos como: quanto foi a arrecadação do último culto? Ou então, dê somente uma oferta de R$5000,00 e “eu uso o talento, dom e carisma que Deus me deu para alegrar o povo e fazer meu show, saindo com o bolso recheado”, ah e talvez combinarmos como podemos promover a presença de Deus com gritos, saltos e ações impressionantes para empolgar o povo, vestindo a capa de super crente enquanto a família é abandonada... Deixe-me ficar por aqui para não arrepiar cabelos ainda mais.

Será que Jesus seria membro mesmo de algumas comunidades ditas cristãs?
Creio que não! Mas calma, tenho pra mim, que ando com alguns ministros que tem a mesma inconformidade comigo, vejo que não estou sozinho, Deus é bom!

Por isso me pergunto. Quando então começou a bárbara mudança que desfigurou o Projeto Original de Jesus?

Talvez muitos rastros foram apagados por “Igrejas Oficiais”, e grupos mais influentes nos diversos ramos que surgiam, queimando escritos destoantes e perseguindo seus pensadores.

Não preciso ir muito longe; basta ler Paulo referir-se a “falsos apóstolos” (que eram reconhecidos por muitos nas Igrejas), “falsos ensinos” (que já eram ministrados os quais são nomeados ou rebatidos nas epístolas), “ falsos mestres” e “falsos irmãos”.


Isso tudo devemos analisar como uma igreja que estava vivendo em comunidade, passa agora a se preocupar com os cargos, edifícios, e benefícos particulares.

Será que estou vendo em nossas comunidades isso? O maior templo, maior número de fieis e consecutivamente usar isto como poder de influência para benefícios particulares? Queria que isso fosse só um miragem, mas infelizmente é uma realidade.

Continuaremos mais sobre este assunto na próxima postagem, paz e graça!

Seja o primeiro a comentar

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO